4 de agosto de 2005

Raça Beagle

Um dos meus passatempos é coleccionar revistas de cães para aprender mais sobre as diferentes raças. Desta vez vou-vos deixar com a raça Beagle...isto porque tenho um beagle de 1 ano e 4 meses que é talvez dos cães mais fantásticos que alguma vez conheci. Chama-se Totti e nasceu no dia 17 de Abril de 2004.

O Beagle

Esperto e brincalhão são as principais características que chamaram a atenção do cartonista Charles Schulz, em 1950, para criar o Snoopy, um dos personagens mais famosos da história aos quadrinhos, baseado na raça Beagle.


Totti (11/07/2004)

Originário da Inglaterra, o beagle é um cão inteligente, bonito, simpático, afectuoso, alegre, asseado, com óptimo temperamento, bom carácter e personalidade.


É um cão especializado na caça à lebre, caçando em matilha, sendo considerado o menor entre os hounds (cães que caçam em matilha e pelo faro). Este pequeno sabujo é um hound de constituição sólida e compacta, forte e veloz é um trilheiro excepcional, dificilmente perdendo a pista de uma caça. Os admiradores destacam ainda o seu temperamento forte, corajoso e independente, a sua actividade constante e a grande resistência física.


Totti (25/07/2004)

O seu aspecto geral é de um cão forte, pequeno e de pernas curtas, extraordinariamente activo e de aspecto sólido. Existem 2 variedades de Beagle, que se diferem basicamente pela altura: a inglesa, padrão da FCI (Federação Cinológica Internacional), de 33 cm a 40 cm, e a americana, adoptada pelo AKC (American Kennel Club), cuja altura varia entre 33 cm e 37,5 cm.

O segredo para viver bem com a raça é pensar como um beagle. Isso significa que é preciso conhecer os seus processos mentais para saber como fazer para ele obedecer. Uma dica preciosa é não exigir, nem esperar que ele aja contra a sua natureza independente. Esta raça vive segundo sua própria "agenda".

Além de ser alegre como o beagle, o dono precisa vencer o desafio, de ter pulso firme e impor respeito e limites desde cedo. O beagle foi criado para viver e caçar em matilhas com cerca de 50 cães, e se não tiver um líder é ele quem vai querer mandar. A melhor maneira de liderá-lo é deixar bem claro que não são aceites chantagens emocionais, nem acostumá-lo a excessos de mimos e privilégios.

O beagle está sempre a questionar as ordens do dono, como se pensasse: "Mas por que é que eu deveria fazer isso?"

O beagle é um cão cheio de energia, alegre, brincalhão, teimoso e com uma sensibilidade e inteligência fora do comum.

Totti (12/05/2005)

Curiosidades:

Eles estranham a indiferença às gracinhas e ficam loucos querendo pedir desculpas.

Ele também gosta muito de acompanhar o dono em corridas ou em passeios, mas é necessário manter a vigilância constante, pois ele distrai-se facilmente com odores e rastros de todos os tipos.

Mantenha sempre os portões e acessos bem fechados para evitar escapadelas, por ser bem sociável ele acompanha a primeira pessoa que aparece na rua.

A raça Beagle apresenta uma tendência à obesidade. Por isso, o controlo alimentar deve ser extremamente rígido. O sobrepeso pode causar uma série de problemas como alterações cardíacas, sobrecarga das articulações e da coluna vertebral.

Adora crianças e cães e é extremamente meigo e brincalhão.

O Totti anda numa escola de obediência básica e já está na classe avançada. Está na fase de aprender a andar sem trela...é verdade que custa um bocado porque o faro é tão forte que ele distrai-se com facilidade do dono e vai atrás dos odores...mas com esforço tem melhorado imenso.

Aconselho não só obediência básica para esta raça mas para todas as outras.

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o Totti :) É o espelho do que escreveste sobre a raça. Pelo menos parece, pelas fotos :)
Excelente fonte de informação sobre o Beagle, parabéns!!

Rainha das cores disse...

tão liiiiiiiiiiiiiiindo!!
=)=)=)

mr pavement disse...

os beagle têm um ar muito fixe.

sebastião, o cão amarelo, também envia cumprimentos ao totti.