1 de setembro de 2005

Patch Adams

Hoje vou-vos falar de um filme que me é muito especial. Um filme que relata uma história verídica, de um estudante universitário de medicina, Patch Adams, que usa na sua profissão o humor e o contacto humano como os melhores remédios. É um filme que não só conta a biografia de um homem muito especial como também é interpretado pelo fantástico Robin Williams.


Baseada na história deste filme, na biografia de Patch Adams, artigos científicos a minha visão de terapia é fortemente influenciada por Carl Rogers, um humanista, na qual a abordagem se centra essencialmente no “aqui e agora” indicando como uma das necessidades básicas o relacionamento interpessoal e profundo.

A minha monografia de final de curso tem como objectivo criar um plano de intervenção, na área da pediatria, que tenha como finalidade promover o relacionamento profundo entre os intervenientes, familiares e comunidade hospitalar, o bom humor como arma terapêutica, a criação de actividades que permitam uma maior eficácia no que diz respeito à qualidade de vida dos pacientes, a integração de animais como elemento de catarse a vários níveis e um local em que uma palavra, um gesto ou uma imagem sejam mais poderosos do que uma convencional prática clínica. (excerto da minha monografia: Humanização na Intervenção Hospitalar: o Humor e os Animais como Agentes Terapêuticos)

Nem imaginam o poder dos três ingredientes que eu acho que são essenciais quando falamos em humanização, de uma forma sintetizada deixo-vos com isto:

Gesto - “´Compaixão`, como um doente disse numa carta que escreveu ao médico que o tinha operado, ´não é apenas segurar a mão. É boa medicina`” (Goleman, 1997, p. 207)

Riso - Pesquisas efectuadas por Adams (1998 a) demonstram que o riso aumenta a segregação de químicos naturais, catecolaminas e endorfinas, que fazem com que as pessoas se sintam muito confortáveis e bem dispostas. Ainda, o riso tem soberbas qualidades no relaxamento muscular. Fisiologistas musculares demonstraram que a ansiedade e o relaxamento muscular não podem ocorrer ao mesmo tempo e que o relaxamento após uma saudável gargalhada pode durar até quarenta e cinco minutos. As emoções positivas geradas pelo humor podem ter um efeito analgésico ou um efeito no aumento da imunidade (Bruehl, Carlson & McCubbin, cit. Martin, 2001).

Animais - Corson e Corson (cit. Fine, 2000) descrevem a terapia assistida com animais como um lubrificante social, sugerindo a presença do animal como um factor facilitador e necessário na terapia e que, consequentemente, leva o paciente a sentir-se mais confortável, melhorando assim a relação terapêutica.

Desculpem se vos cansei, mas hoje em dia e cada vez mais as pessoas têm que estar abertas a outro tipo de relacionamento interpessoal principalmente a nível de intervenção hospitalar mas não, continuam com a mesma prática clínica. Quando apresentei a minha monografia em 2003 esta foi rotulada de "isto foi uma teimosia tua", dito pelo meu orientador que supostamente me deveria ter ajudado mas, consegui...sozinha...mas consegui e devemos ser teimosos quando acreditamos em algo. Depois desta revolta "dos pastéis de nata" espero que vejam o filme e se puderem espreitem um pouco do trabalho de Patch Adams.

6 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado....ontem estive com esse filme na mão, era uma promoção....mas acabei por não o trazer comigo, em parte por não saber exactamente do que tratava o filme!Mas de imediato associei-o a ti pois já sabia que era um dos teus filmes favoritos!
Acho o teu "lema" louvável e o tema da monografia exemplar! Que se lixe o orientador, seja lá ele quem for!
Não desistas nunca daquilo em que acreditas ;)
um beijinho, Sofia

Anónimo disse...

ora aí está...
grande, grande história!
grande actor...
grande personagem real!

mr pavement disse...

ainda não vi o filme. williams é um grande talento.

vou aceitar a sugestão. mais um para o cine-alentejo - temporada cinematográfica a sul.

humanizar é preciso!

cumprimentos.

mr pavement disse...

jovem wolf em portugal: dia 30 do 09 ou dia 01 do 10.

Provedor Absoluto disse...

Olá Mojo Pin, parabéns pelo teu blog. Nos teus posts apresentas, em primeiro lugar, um extremo bom gosto, em segundo lugar, uma extrema sensibilidade. Vou cá voltar!

Anónimo disse...

Excelente filme.
Bom blog! Fico com a referência!
5*****
Sugiro o filme "21 gramas", hoje no canal 1. Um filme perturbador e deliciosamente confuso.